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Proposta Pedagógica – Fundamental II

PROPOSTA PEDAGÓGICA DO FUNDAMENTAL II

Horário de Aulas: Nesse ano de 2018 a nossa escola oferece Ensino Fundamental II, nos seguintes horários:

Manhã:

6º ao 9º Ano – 07h15 às 12h05

Tarde:

6º ao 8º Ano – 13h00 às 17h50

 

O que é o Ensino Fundamental II:

O Ensino Fundamental é uma das etapas da Educação Básica e abrande nove anos de ensino, desde o 1º ao 9º Ano, compreendendo crianças de 6 a 14 anos. A organização do Ensino Fundamental divide-se em dois ciclos. O Fundamental I corresponde aos primeiros cinco anos e são chamados de anos iniciais com, normalmente, um único professor por sala. Já o segundo ciclo, chamado de Ensino Fundamental II, corresponde aos anos finais, nos quais o trabalho pedagógico é desenvolvido por uma equipe docente de especialistas em diferentes disciplinas.

 

A importância do Fundamental II:

É durante o Fundamental II que as crianças iniciam grandes transformações deixando de ser crianças e tornando-se adolescentes. Por causa disso, esses alunos estão em constantes descobertas, mudanças e desafios. Nessa fase do desenvolvimento cognitivo dos adolescentes, há novos e importantes esquemas de aprendizado que devem ser estimulados, e a escola deve estar preparada para essa diversidade de ritmos e interesses que “explodem”. Sendo assim, é preciso ajustar linguagens e expectativas.

Assim, a escola procura estar atualizada em seu repertório para acompanhar as necessidades do aluno, cuidando e possibilitando que ele avance frente aos desafios dessa etapa escolar.

Na prática, o Ensino Fundamental II deve garantir que o estudante seja capaz de aprender e gerenciar seu conhecimento. Organizar, anotar, selecionar e revisar são alguns dos procedimentos que devem ser consolidados nesse período. Para isso, cuidamos que, nessa etapa do ensino, a escola tenha como objetivo instrumentalizar e habilitar o aluno para que possa seguir realizando novas e importantes conquistas, desenvolvendo autonomia e postura de estudante adequada para esta e para as demais etapas escolares.

Para garantir um Ensino Fundamental II de qualidade perseguimos as seguintes metas:

 

Termos uma boa equipe pedagógica. Além do bom nível de formação, é necessário que a equipe saiba fazer a interface entre família, escola e aluno que possibilite o apoio necessário ao acompanhamento e gerenciamento do processo de aprendizagem do aluno. Essa equipe participa de treinamentos e reuniões pedagógicas que garantem um espaço de reflexão e formação contínua dos professores.

Adotar um programa pedagógico adequado à cada faixa etária. O Sistema Objetivo dispensa apresentação. É reconhecido como um dos melhores, senão, o melhor programa pedagógico do país. Sendo o primeiro colocado no índice de aprovação nos vestibulares fica clara a eficiência de sua proposta pedagógica.

Criar ambientes seguros e estimulantes à participação da criança. Além das salas de aula, o Ensino Fundamental II conta com sala de Artes, Música, Informática e Biblioteca, Laboratório de Química e Biologia, Auditório, duas quadras poliesportivas e muita área livre devidamente cercada e monitorada por inspetoras, câmeras e uma guarita.

Dar atenção à higiene, à segurança e ao cuidado. A segurança e o cuidado são garantidos graças a competência de nossa equipe de inspetoras, guarita e sistema de câmeras. Além disso, a escola passa constantemente pelo crivo de engenheiros, técnicos de segurança (Sênior – segurança e medicina do trabalho) e nutricionistas (Nutriserv). A limpeza e higiene da escola são promovidas pelo esforço incansável de uma excelente equipe de limpeza.

Oferecer atendimento e orientação aos pais. A nossa escola prima pelo relacionamento pais-professores. Para os pais de nossos alunos a escola mantém uma política de portas abertas. A coordenação e direção estão sempre prontas para atender as famílias dos alunos. Os professores também podem ser facilmente contatados para esclarecer dúvidas.

Laboratório de Ciências:

É um ambiente onde os alunos, por meio de aulas práticas, encontram respostas às suas dúvidas e curiosidades sobre experiências científicas, reproduzindo fenômenos ao alcance de seu conhecimento. Essas aulas têm por objetivo promover o primeiro contato dos alunos com noções de Ciências humanas, Física e Química.

Sala de Artes:

É um local onde os alunos encontram um ambiente propício à criação e ao desenvolvimento do raciocínio lógico, da percepção espacial e da sensibilidade estética.

Para tanto temos uma professora especializada que desenvolve atividades direcionadas aos alunos.

Sala de informática:

Por meio do computador, do portal do aluno e de outros recursos o aluno entra em contato com programas complementares ao trabalho desenvolvido em sala de aula, nas diferentes disciplinas.

 

Sobre a estrutura físico-pedagógica do Fundamental II

A meta da educação no Ensino Fundamental é a formação integral do educando, por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades, proporcionando-lhe o ajustamento ao meio físico e social. A metodologia indicada para concretizarmos um aprendizado com excelência é a da aprendizagem pela atividade aprender fazendo. O apoio e a orientação ficam a cargo do professor; os recursos tecnológicos e educacionais oferecem a base desse projeto. As atividades individuais e coletivas processam-se por meio de estudos dirigidos nas mais variadas áreas de estudo. E, no âmbito extraescolar, por meio de passeios e visitas a locais que aproximem o aluno da natureza e das mais diversas manifestações culturais. Há, ainda, o desenvolvimento da comunicação pelos métodos da pesquisa, da entrevista, e da aprendizagem de uma língua estrangeira.

 

Passeios:

Periodicamente, os alunos têm oportunidade de visitar locais que propiciam um enriquecimento dos temas vistos em sala de aula. Para firmar os conhecimentos obtidos, são realizados estudos do meio, visitas em museus, parques, jardins, centros de pesquisa científica, espetáculos teatrais, entre outros.

 

Palestras:

O Objetivo desenvolve uma programação de Palestras que favorecem a formação da consciência social sobre temas importantes, promovendo, assim, a integração entre professores, pais e alunos.

 

Projetos:

Todos os anos, o Objetivo realiza diversos projetos como:

Festa das Nações” –  Este projeto elege, a cada ano, um país para ser estudado e apreciado. Esta festa é organizada pelos alunos, professores, pais e coordenadora pedagógica.

“Festival Estudantil” –  Este projeto através da realização de tarefas e brincadeiras, busca tornar mais forte os laços de amizade entre alunos, desenvolver o interesse cultural de cada um e incentivar os sentimentos de união.

“Incentivo à Leitura e a Escrita” –   Na tentativa de despertar cada vez mais o interesse dos alunos pelo fabuloso mundo da literatura e desenvolver sua competência linguística, o Colégio Objetivo desenvolve diversos programas de leitura e escrita, como, por exemplo, concurso de redação envolvendo temas diversificados.

“Projeto SEBRAE” – Jovens Empreendedores Primeiros Passos. Esse projeto é promovido em parceria com o SEBRAE visa despertar o espírito empreendedor dos alunos e capacitá-los desde cedo aos desafios que serão impostos pela vida.

Ação Social: O Objetivo promove trabalhos filantrópicos com o intuito de contribuir com entidades assistenciais. Alunos, pais, professores e funcionários unem-se para desenvolver projetos sociais em prol as Instituições e famílias carentes, numa tentativa de transformar o aluno em cidadão consciente e solidário.

 

 

 

Material Didático:

O aluno recebe dois Cadernos de Atividades por bimestre e um livro de literatura editado pelo Objetivo. Cada caderno contém teoria, exercícios para serem feitos em classe e tarefas de casa. Os Cadernos de Atividades estão inseridos nas seguintes disciplinas:

Ciências

Artes

Inglês

Geografia

Matemática

História

Português

Espanhol

 

TarefaNet:

Na TarefaNet, o aluno encontra on-line, exercícios da tarefa de casa acompanhados de sugestões de resolução. Assim, além dos exercícios resolvidos em classe com o professor, o aluno pode ter acesso, pela Internet, a resoluções detalhadas dos exercícios das tarefas, apresentados passo a passo. Isso permite o estudo de acordo com o seu interesse e o seu ritmo de trabalho.

Portal do Aluno:

Um ambiente de conhecimento, ensino e aprendizagem que integra on-line, todas as unidades do Objetivo, permitindo que alunos, pais e professores realizem pesquisas, coletem informações, assistam a aulas e debatam assuntos relevantes a partir de qualquer lugar.

Auditório:

Os alunos têm aulas em auditórios equipados com multimídia, com a finalidade de visualizar a matéria dada por meio de filmes, Datashow e outros recursos tecnológicos.

Biblioteca:

Abrangendo as áreas de interesse dos alunos, a escola oferece um acervo, sempre atualizado, de obras didáticas, dicionários, enciclopédias, e literatura infanto-juvenil, disponíveis também para empréstimo.

 

Sistema de Aprovação:

O ano letivo, dividido em quatro bimestres, apresenta as seguintes avaliações:

— P1 e P2: provas específicas por disciplina;

— PIC: diferentes atividades compreendidas na Produção Integrada ao Conteúdo (trabalhos, tarefas, laboratórios, estudos do meio, produção de textos, produção oral, debates, dramatização, entre outras);

— PM: Prova Multidisciplinar:

6º ao 8º ano: realizada duas vezes ao ano, uma no final do primeiro semestre e outra no término do segundo.

9ºano: realizada bimestralmente com redação.

 

Recuperação Obrigatória:

Ficará em RO (Recuperação Obrigatória) o aluno que obtiver nota inferior a 6 (seis) nas diferentes disciplinas, sem arredondamento. A recuperação é bimestral, sendo que no  4º bimestre, a referente atividade compreende estudos dirigidos e/ou aulas especiais que abranjam os assuntos do bimestre ou as dificuldades apresentadas pelo aluno. Terminado esse período de recuperação, o aluno será avaliado mediante a aplicação de uma avaliação escrita nas disciplinas em que não atingiu a pontuação necessária para ser aprovado. (média final 6,0).

 

Recuperação Final:

Caso o aluno não tenha obtido a nota mínima esperada durante o ano, é oferecida a ele uma recuperação final, realizada após o fechamento do 4º Bimestre.

O aluno só terá direito de realizar essa recuperação (5º conceito) se ele ficar com média inferior a seis (6,0) em até três disciplinas.

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