11 4591-2567 / 11 4496-6631 secretaria@objetivoitupeva.com.br R. José Virillo, 630 - Portal Santa Fé - Itupeva-SP

Proposta Pedagógica – Ensino Médio

Corpo Docente

A experiência do melhor corpo docente, o material didático constantemente atualizado e a utilização de tecnologia de ponta levam o aluno do Ensino Médio às melhores Universidades.

O Objetivo orgulha-se de ter uma equipe de professores experiente, permanentemente atualizada pela Divisão de Sistemas e Métodos de Aprendizagem. Unimos a solidez de antigos professores, pelos quais já passaram algumas gerações de vestibulandos, ao entusiasmo de professores mais jovens, formados nas melhores universidades do País e aperfeiçoados no Objetivo, com treinamento intensivo, atualização e um processo contínuo de avaliação de desempenho.

Material Didático

Um dos diferenciais dos cadernos de atividades, dos livros da Coleção Objetivo e de todo o nosso material didático é a constante atualização. Nesse trabalho, a Divisão de Sistemas e Métodos de Aprendizagem atualiza e controla a metodologia de ensino e as práticas pedagógicas; o Corpo Docente se aplica à análise do ENEM e dos exames vestibulares e à seleção das questões mais significativas, ano após ano; o Departamento de Programação Pedagógica responsabiliza-se pela estruturação dos cursos, dos horários e das demais atividades; a Editora e o Parque Gráfico encarregam-se de colocar na mão do aluno, em todas as unidades, o material correspondente a cada aula.

Os Cadernos de Atividades são o material básico para o acompanhamento das aulas do Ensino Médio. Contêm teoria e exercícios, que serão desenvolvidos em sala, e orientação para aprofundamento do programa na Tarefa de Casa. A cada aula corresponde uma tarefa de casa, diária, que deve ser realizada pelo aluno fora do período escolar. As tarefas de casa são elaboradas para atender a diferentes objetivos. Primeiramente, visam a fazer com que o aluno reveja o conteúdo trabalhado em sala de aula e verifique sua efetiva compreensão do assunto. Em alguns casos, os exercícios propostos são de reforço da aprendizagem. Em outros, procura-se incentivar os alunos a ampliar seus conhecimentos por meio de pesquisas e desafios. É fundamental que todas as tarefas sejam realizadas com pontualidade, a cada dia, pois são partes integrantes do processo de aprendizagem e complementam o trabalho realizado em sala de aula.

Os alunos de 1ª e 2ª séries recebem, a cada bimestre, um Caderno de Atividades e um caderno de Tarefa de Casa (TC), nos quais estão distribuídas as diferentes disciplinas, além de um volume contendo uma obra literária.

No primeiro semestre, os alunos de 3° série recebem um Caderno de Atividades por bimestre, com exercícios para serem feitos em sala de aula e resumos teóricos das disciplinas. No segundo semestre, recebem dois cadernos por bimestre: Exercícios, para serem feitos em sala de aula, e Tarefa, para casa. Durante o ano, recebem, também, antologias, folhetos para as aulas especiais e complementares e tabelas das diversas matérias, que facilitam o aprendizado.

Sistema de Avaliação

Em cada um dos quatro bimestres do ano letivo serão aplicadas as seguintes modalidades de provas:

Prova Especifica (PE): escrita e/ou em forma de testes, avalia o conteúdo específico ministrado em cada disciplina durante o bimestre corrente, bem como, a critério da Escola, o conteúdo de bimestres anteriores;

Prova Geral Básica (PGB): sob a forma e a denominação de Ternos Interdisciplinares, avalia as competências e habilidades referentes aos conteúdos acadêmicos próprios do Ensino Médio;

Prova Geral Avançada (PGA): avalia conhecimentos específicos das disciplinas.

Ocorrendo a aplicação de uma ou mais provas da mesma modalidade no bimestre, será considerada a média aritmética das notas obtidas em cada uma delas. Procuramos diversificar as formas de avaliação aplicadas na Escola, atendendo às mais recentes discussões pedagógicas sobre o assunto. Assim, poderão ser propostas aos alunos outras atividades.

Recuperação Obrigatória (RO)

Será oferecido ao aluno uma avaliação contendo os principais conteúdos que o aluno não aprendeu durante o bimestre em que a nota obtida tenha sido inferior à média de aprovação exigida.

Recuperação Final

Caso o aluno não tenha obtido a nota mínima esperada durante o ano, é oferecido a ele uma recuperação final, realizada após o fechamento do 5º conceito.

O aluno só terá direito em realizar essa recuperação se ele ficar em até três disciplinas

Videoatualidades

O sistema de videoaula adotado pelo Objetivo acrescenta características especiais ao processo de aprendizagem. Utilizando-se de recursos audiovisuais, os professores debatem os assuntos mais importantes da atualidade, relacionando o cotidiano dos estudantes com as disciplinas do currículo escolar.

A forma dinâmica de apresentação do material, bem como a atualidade e a interatividade do processo, são elementos que contribuem definitivamente para o aumento do nível de retenção e fixação dos conhecimentos por parte dos alunos.

Há estimulação do raciocínio crítico porque o sistema de videoaula permite o debate dos temas, aumentando o interesse pelos assuntos abordados.

Recursos Multimídias

Ao longo do ano, o Objetivo promove palestras com especialistas sobre assuntos relacionados ao universo dos jovens, como alimentação saudável, comportamento, vestibulares, atualidades, entre outros. Abordam-se, também, as mais diversas carreiras oferecidas pelas instituições de ensino superior, a fim de orientar os alunos com relação à escolha da profissão, bem como prepará-los para a vida universitária e o mercado de trabalho.

TarefaNet

Na TarefaNet, o aluno encontra, on-line, exercícios do Caderno de Tarefas (TC) acompanhados de sugestões de resolução. Assim, além dos exercícios resolvidos em classe com o professor, o aluno pode ter acesso, pela Internet, a resoluções dos exercícios das tarefas, apresentadas passo a passo. Isso permite o estudo de acordo com o seu interesse e o seu ritmo de trabalho.

Biblioteca

Na biblioteca, o aluno dispõe de um espaço tranquilo e organizado para leitura e pesquisa. O acervo, especialmente selecionado para a faixa etária, inclui dicionários, periódicos, obras literárias, livros paradidáticos, disponíveis para consulta e empréstimo.

Laboratório

Para o pleno desenvolvimento do aluno, o Objetivo dispõe de laboratório moderno e especialmente equipado para aulas de Biologia e Química.

Resoluções Comentadas e Cobertura dos Vestibulares

Os professores do Objetivo, resolvem e comentam o Enem e todos os grandes vestibulares, analisando os tendências e inovações para incorporá-los, de imediato, aos Cadernos de Atividades e aos livros da Coleção Objetivo. A cobertura dos exames é feita por meio de jornais e emissoras de rádio e televisão, além do sita do Objetivo na internet, no qual se encontram os gabaritos e resoluções das provas, imediatamente após sua realização. Pela TV WEB Objetivo, é possível assistir aos comentários de nossos professores e coordenadores sobre as provas, em tempo real. É só acossar o sita do Objetivo para se manter infamado sobre tudo o que diz respeito ao Enem, aos vestibulares, ás universidades e às profissões.

Simulados

Com um calendário que cobre o ano todo, os simulados reproduzem as exigências dos grandes exames: a organização rígida e minuciosa, a identificação rigorosa, a inflexibilidade dos horários, a postura em sala e questões com o mesmo nível de dificuldade.

Os principais objetivos são familiarizar os alunos com os exames, ensiná-los a administrar bem o tempo disponível e habituá-los a definir uma estratégia para a resolução das questões.

A avaliação criterioso dos resultados individuais, por meio de boletim eletrônico e de gráfico personalizado de desempenho, permite detectar erros a tempo e sanar as dificuldades.

Laboratório de Redação

E uma atividade permanente, oferecida ao longo do ano letivo, permitindo um acompanhamento personalizado da evolução de cada aluno. A partir de textos, explanações e de um debate, cria-se uma dinâmica de grupo e o aluno é estimulado a produzir o seu trabalho, sempre assistido pelo professor. A correção criteriosa detecta os erros e orienta o estudante.

São desenvolvidas propostas que abrangem as diversas modalidades redacionais, com material específico, acrescido de um repertório dos temas mais frequentes ou mais desafiadores dos últimos vestibulares. O Laboratório de Redação é, além disso, um espaço privilegiado para a discussão dos grandes temas da atualidade, enriquecendo as informações e a capacidade de argumentar, requisitos fundamentais nas dissertações — modalidade de redação exigida na maioria dos exames.

Show dos Alunos do Objetivo

Compreende as mais diversas formas de arte (declamação, dança, canto, dramatização etc.). Tem como objetivo desenvolver as aptidões dos alunos e levá-los a dar vazão à sua criatividade.

Festa de Formatura

O Objetivo realiza todos os anos as festas de formatura para os alunos da 3° série do Ensino Médio. São festas organizadas também pelos alunos e com a participação de pais, professores, funcionários, orientadores — enfim, todos os que conviveram com eles durante o período escolar.

Passeios Pedagógicos

Teatros das principais obras literárias obrigatórias dos principais vestibulares.

Feira de profissões USP, UNICAMP e outras