11 4591-2567 / 11 4496-6631 secretaria@objetivoitupeva.com.br R. José Virillo, 630 - Portal Santa Fé - Itupeva-SP

Proposta Pedagógica – Ensino Médio

Corpo Docente

A experiência do melhor corpo docente, o material didático constantemente atualizado e a utilização de tecnologia levam o aluno do Ensino Médio às melhores Universidades. O Objetivo orgulha-se de ter uma equipe de professores experiente, permanentemente atualizada. Unimos a solidez de antigos professores, pelos quais já passaram algumas gerações de vestibulandos, ao entusiasmo de professores mais jovens, formados nas melhores universidades do país e aperfeiçoados no Objetivo, com treinamento intensivo, atualização e um processo contínuo de avaliação de desempenho.

Material Didático

Um dos diferenciais dos cadernos de atividades, dos livros da Coleção Objetivo e de todo o nosso material didático é a constante atualização. Nesse trabalho, a Divisão de Sistemas e Métodos de Aprendizagem atualiza e controla a metodologia de ensino e as práticas pedagógicas; o Corpo Docente se aplica à análise do ENEM e dos exames vestibulares e à seleção das questões mais significativas, ano após ano; o Departamento de Programação Pedagógica responsabiliza-se pela estruturação dos cursos, dos horários e das demais atividades; a Editora e o Parque Gráfico encarregam-se de colocar na mão do aluno, em todas as unidades, o material correspondente a cada aula.

Os Cadernos de Atividades são o material básico para o acompanhamento das aulas do Ensino Médio. Contêm teoria e exercícios, que serão desenvolvidos em sala, e orientação para aprofundamento do programa na Tarefa de Casa. A cada aula corresponde uma tarefa de casa, diária, que deve ser realizada pelo aluno fora do período escolar. As tarefas de casa são elaboradas para atender a diferentes objetivos. Primeiramente, visam a fazer com que o aluno reveja o conteúdo trabalhado em sala de aula e verifique sua efetiva compreensão do assunto. Em alguns casos, os exercícios propostos são de reforço da aprendizagem. Em outros, procura-se incentivar os alunos a ampliar seus conhecimentos por meio de pesquisas e desafios. É fundamental que todas as tarefas sejam realizadas com pontualidade, a cada dia, pois são partes integrantes do processo de aprendizagem e complementam o trabalho realizado em sala de aula.

Os alunos de 1ª e 2ª séries recebem, a cada bimestre, um Caderno de Atividades e um caderno de Tarefa de Casa (TC), nos quais estão distribuídas as diferentes disciplinas, além de um volume contendo uma obra literária.

No primeiro semestre, os alunos de 3° série recebem um Caderno de Atividades por bimestre, com exercícios para serem feitos em sala de aula e resumos teóricos das disciplinas. No segundo semestre, recebem dois cadernos por bimestre: Exercícios, para serem feitos em sala de aula, e Tarefa, para casa. Durante o ano, recebem, também, antologias, folhetos para as aulas especiais e complementares e tabelas das diversas matérias, que facilitam o aprendizado.

Sistema de Avaliação

Em cada um dos quatro bimestres do ano letivo serão aplicadas as seguintes modalidades de provas:

Prova Especifica (PE): escrita e/ou em forma de testes, avalia o conteúdo específico ministrado em cada disciplina durante o bimestre corrente, bem como, a critério da Escola, o conteúdo de bimestres anteriores;

Prova Geral Básica (PGB): sob a forma e a denominação de Ternos Interdisciplinares, avalia as competências e habilidades referentes aos conteúdos acadêmicos próprios do Ensino Médio;

Prova Geral Avançada (PGA): avalia conhecimentos específicos das disciplinas.

Ocorrendo a aplicação de uma ou mais provas da mesma modalidade no bimestre, será considerada a média aritmética das notas obtidas em cada uma delas. Procuramos diversificar as formas de avaliação aplicadas na Escola, atendendo às mais recentes discussões pedagógicas sobre o assunto. Assim, poderão ser propostas aos alunos outras atividades.

Simulado Enem Evolucional

O Simulado Enem Evolucional é idêntico ao modelo do Enem, o que torna as provas confiáveis e comparáveis às do exame do INEP.

Através do simulado oferecido o aluno irá familiarizar-se com o exame do Inep em todos os aspectos: projeto gráfico, tempo de resolução, cobrança por competências e habilidades e incidência de assuntos.

As provas serão corrigidas por especialistas usando a Teoria de Resposta ao Item (TRI) na régua Enem, desta forma será possível identificar as habilidades que o aluno se sai bem e aquelas em que ele precisa melhorar.

Como as notas no simulado TRI são comparáveis com as notas do Enem, o aluno pode verificar em quais cursos do Sisu teria mais chances de ser aprovados ou a nota de corte que precisaria alcançar.

Solucionando suas dificuldades e entendendo melhor o Enem, o aluno consegue, com a ajuda da escola, traçar estratégias para aumentar seu desempenho e conquistar a vaga de seus sonhos.

Pela realização de simulações constantes da situação de prova, o aluno chega ao Enem já sabendo o que esperar, desde as regras de aplicação até como lidar com os fatores tempo, cansaço e nervosismo.

Com o envolvimento de um corpo docente qualificado e constantemente atualizado, o aluno desenvolve a base sólida necessária para atingir um desempenho de excelência no Enem.

Projetando suas chances de aprovação em cada curso, sob nossa orientação, o aluno consegue visualizar melhor a distância para seu objetivo e monta seu plano, mantendo o ânimo ao longo do processo.

Conhecendo em detalhes seus resultados, seus pontos fortes e seus pontos a serem trabalhados, o aluno participa de ações para solucionar suas dificuldades, personalizando seu processo de aprendizagem.

Recuperação Obrigatória (RO)

Será oferecido ao aluno uma avaliação contendo os principais conteúdos que o aluno não aprendeu durante o bimestre em que a nota obtida tenha sido inferior à média de aprovação exigida.

Recuperação Final

Caso o aluno não tenha obtido a nota mínima esperada durante o ano, é oferecido a ele uma recuperação final, realizada após o fechamento do 5º conceito.

O aluno só terá direito em realizar essa recuperação se ele ficar em até três disciplinas

Videoatualidades

O sistema de videoaula adotado pelo Objetivo acrescenta características especiais ao processo de aprendizagem. Utilizando-se de recursos audiovisuais, os professores debatem os assuntos mais importantes da atualidade, relacionando o cotidiano dos estudantes com as disciplinas do currículo escolar.

A forma dinâmica de apresentação do material, bem como a atualidade e a interatividade do processo, são elementos que contribuem definitivamente para o aumento do nível de retenção e fixação dos conhecimentos por parte dos alunos.

Há estimulação do raciocínio crítico porque o sistema de videoaula permite o debate dos temas, aumentando o interesse pelos assuntos abordados.

Recursos Multimídias

Ao longo do ano, o Objetivo promove palestras com especialistas sobre assuntos relacionados ao universo dos jovens, como alimentação saudável, comportamento, vestibulares, atualidades, entre outros. Abordam-se, também, as mais diversas carreiras oferecidas pelas instituições de ensino superior, a fim de orientar os alunos com relação à escolha da profissão, bem como prepará-los para a vida universitária e o mercado de trabalho.

TarefaNet

Na TarefaNet, o aluno encontra, on-line, exercícios do Caderno de Tarefas (TC) acompanhados de sugestões de resolução. Assim, além dos exercícios resolvidos em classe com o professor, o aluno pode ter acesso, pela Internet, a resoluções dos exercícios das tarefas, apresentadas passo a passo. Isso permite o estudo de acordo com o seu interesse e o seu ritmo de trabalho.

Biblioteca

Na biblioteca, o aluno dispõe de um espaço tranquilo e organizado para leitura e pesquisa. O acervo, especialmente selecionado para a faixa etária, inclui dicionários, periódicos, obras literárias, livros paradidáticos, disponíveis para consulta e empréstimo.

Laboratório

Para o pleno desenvolvimento do aluno, o Objetivo dispõe de laboratório moderno e especialmente equipado para aulas de Biologia e Química.

Resoluções Comentadas e Cobertura dos Vestibulares

Os professores do Objetivo, resolvem e comentam o Enem e todos os grandes vestibulares, analisando os tendências e inovações para incorporá-los, de imediato, aos Cadernos de Atividades e aos livros da Coleção Objetivo. A cobertura dos exames é feita por meio de jornais e emissoras de rádio e televisão, além do sita do Objetivo na internet, no qual se encontram os gabaritos e resoluções das provas, imediatamente após sua realização. Pela TV WEB Objetivo, é possível assistir aos comentários de nossos professores e coordenadores sobre as provas, em tempo real. É só acossar o sita do Objetivo para se manter infamado sobre tudo o que diz respeito ao Enem, aos vestibulares, ás universidades e às profissões.

Simulados

Com um calendário que cobre o ano todo, os simulados reproduzem as exigências dos grandes exames: a organização rígida e minuciosa, a identificação rigorosa, a inflexibilidade dos horários, a postura em sala e questões com o mesmo nível de dificuldade.

Os principais objetivos são familiarizar os alunos com os exames, ensiná-los a administrar bem o tempo disponível e habituá-los a definir uma estratégia para a resolução das questões.

A avaliação criterioso dos resultados individuais, por meio de boletim eletrônico e de gráfico personalizado de desempenho, permite detectar erros a tempo e sanar as dificuldades.

Laboratório de Redação

E uma atividade permanente, oferecida ao longo do ano letivo, permitindo um acompanhamento personalizado da evolução de cada aluno. A partir de textos, explanações e de um debate, cria-se uma dinâmica de grupo e o aluno é estimulado a produzir o seu trabalho, sempre assistido pelo professor. A correção criteriosa detecta os erros e orienta o estudante.

São desenvolvidas propostas que abrangem as diversas modalidades redacionais, com material específico, acrescido de um repertório dos temas mais frequentes ou mais desafiadores dos últimos vestibulares. O Laboratório de Redação é, além disso, um espaço privilegiado para a discussão dos grandes temas da atualidade, enriquecendo as informações e a capacidade de argumentar, requisitos fundamentais nas dissertações — modalidade de redação exigida na maioria dos exames.

Colação de Grau

O Objetivo realiza todos os anos a colação de grau para os alunos da 3ª série do Ensino Médio com a participação de pais, professores, funcionários, orientadores, enfim, todos os que conviveram com eles durante o período escolar.

Passeios Pedagógicos

Teatros das principais obras literárias obrigatórias dos principais vestibulares.
Feira de profissões USP, UNICAMP e outras.
Entre outros passeios.

WordPress Theme built by Shufflehound. Copyright © 2018 Objetivo Itupeva - Escola Nova Vida. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Lux Tecnologia